COMISSÃO ORGANIZADORA



Suzana Pacheco

Professora coordenadora na Escola Superior de Saúde da Universidade dos Açores - secção de Ponta Delgada. Doutora em Enfermagem, área da Educação em Enfermagem, pela Universidade Católica Portuguesa, mestre em Teologia e Ética da Saúde pela Universidade Católica Portuguesa, licenciada em Enfermagem, especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica. As suas principais áreas de interesse são Ética em Saúde, Cuidados Paliativos (com dois cursos de curta duração e vários estágios em unidades de cuidados paliativos) e Educação em Enfermagem. É membro do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde da Universidade Católica Portuguesa e membro da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos. É autora do livro Cuidar a pessoa em fase terminal: perspectiva ética (1.ª ed. 2002; 2.ª ed. 2004 e 3.ª ed. 2014). Tem artigos publicados (capítulos de livros e artigos em revistas científicas) e várias comunicações em eventos nacionais e internacionais. É peer review da Revista Baiana de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia e da revista da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. É membro do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Açores desde 1998.

TOPO

Manuela Lima

Professora Associada com Agregação, exercendo funções no Departamento de Biologia (DB). Doutorada em Biologia pela Universidade dos Açores, prestou provas de Agregação na disciplina de Genética Humana em 2011. É responsável por várias disciplinas nas áreas de Antropologia Biológica e de Genética, desempenhando funções de docência em cursos de nível de 1.º Ciclo (Ciências Biológicas e da Saúde, Medicina, Biologia e Psicologia), bem como ao nível do 2.º Ciclo (Mestrado em Ciências Biomédicas). É Coordenadora do 3.º Ciclo em Biologia (Doutoramento) do Departamento de Biologia da UAC, curso no âmbito do qual é também docente. Coordenou/a projetos de investigação financiados externamente, na área de Genética Humana, no âmbito dos quais orientou/a trabalhos aos níveis de pós- Doutoramento, Doutoramento e Mestrado. É membro do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Açores desde 1996.

TOPO

Marta Dias Barcelos

Assistente de Investigação do Centro de História d’Aquém e d’Além Mar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde realiza o Doutoramento em Filosofia Moral e Política, com uma bolsa atribuída pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. É licenciada em Filosofia pela Universidade dos Açores (2002), mestre em Bioética pela Universidade de Lisboa (2009) e pós-graduada em Filosofia para Crianças pela Universidade dos Açores (2014). Foi assistente convidada da Universidade dos Açores, tendo lecionado disciplinas da área da Filosofia. Foi coordenadora dos cursos de licenciatura em Filosofia e Cultura Portuguesa e de Estudos Europeus e Política Internacional no Campus de Angra do Heroísmo desta Universidade (2011-2014). É docente convidada do Seminário Episcopal de Angra, onde lecciona diferentes módulos de bioética. Tem ministrado cursos de formação em éticas aplicadas e tem comunicações realizadas em Portugal e no estrangeiro. É autora de artigos e capítulos de livros relacionados com a sua área de estudo. Integra a Comissão de Ética para a Saúde do Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira. É membro fundador da Associação RedÉtica. É membro do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Açores desde 2005.

TOPO

Alberto Duarte

Professor adjunto na Escola Superior de Saúde da Universidade dos Açores - secção de Ponta Delgada. Especialista do ensino Superior na área da Enfermagem (2012), Mestrado em Bioética pela Universidade Católica Portuguesa (2006), Pós-graduação em Bioética pela Universidade Católica Portuguesa (2004), Especialização em Enfermagem na Comunidade pela Escola Superior de Enfermagem de Ponta Delgada (2000), Bacharelato em enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Ponta Delgada (1994). Presidente do Conselho Jurisdicional Regional da Ordem dos Enfermeiros dos Açores (2004-2007). É membro do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Açores desde 2006.

TOPO